terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Acidentes pelo Caminho

O Brasil tem o maior número de fatalidades com tratores e implementos agrícolas no campo. A mesma máquina que facilita o trabalho no campo se tornou uma das causas mais freqüentes de acidentes e mortes no campo. Tratores e implementos agrícolas, quando utilizados sem a observação das normas de segurança, é a principal causa de fatalidades.
O Brasil é líder em número de acidentes fatais com esses equipamentos no meio rural. São cerca de três mil mortes por ano no país.
E a cada três acidentes ocorridos, um ocasiona a incapacidade permanente do trabalhador. Geralmente, o excesso de confiança, a imprudência e a falta de treinamento estão por trás das tragédias. Na hora em que a máquina tomba, joga para fora o operador, que pode acabar embaixo do trator.
A mecanização das lavouras tornou mais rápido e eficiente o trabalho de milhares de agricultores brasileiros. A tecnologia permite que as máquinas se pareçam com computadores.
Hoje, tratores e colheitadeiras já vêm de fábrica com equipamentos de segurança capazes de reduzir acidentes e evitar fatalidades. No entanto, a maior parte dos produtores rurais ignora a recomendações e corre riscos desnecessários.
As máquinas evoluíram, mas a exigência de treinamento de quem vai operar e a fiscalização das normas não acompanharam. O perigo dos acidentes no campo não está só na queda de máquinas. A maioria dos implementos é dotada de muitas lâminas, facas e engrenagens capazes de mutilar.

Para evitar acidentes:

- Use os equipamentos obrigatórios de proteção – botina, capacete (para tratores sem estrutura anticapotamento), colete refletivo, protetor auricular (para tratores sem cabine), luva de couro, óculos de proteção e roupa apropriada.
- Confira o nível do óleo do motor, água, possíveis vazamentos, funcionamento dos freios e condições dos pneus.
- Verifique o terreno onde vai trabalhar. Quanto maior o trator, maior o risco de uma queda. Se a área estiver muito molhada, espere secar, pois o terreno pode ceder, ou ficar escorregadio a ponto de desestabilizar a máquina.
- Use sempre o cinto de segurança. Se o trator tombar, não tende pular fora, a estrutura anticapotamento do trator e construída para suportar todo o peso da máquina.
- Nunca mexa nas engrenagens da máquina sem desligar e tirar a chave de segurança da ignição.
 - Não exceda a capacidade do equipamento, acoplando implementos maiores do que o trator é capaz de suportar.
- Não permita o uso do veículo por pessoa não habilitada e sem experiência, principalmente por crianças. Também não dê caronas.
- O trator não é meio de transporte para ir a bailes ou cidades, use estritamente no trabalho.
                                                                                                     (Zero Hora 22/11/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário