terça-feira, 21 de novembro de 2017

Quinto Fórum Itinerante do Leite debate caminhos para exportação


Encontro foi realizado nesta terça , dia 21 , no município gaúcho de Frederico Westphalen, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

Os caminhos para a exportação serão debatidos no 5º Fórum Itinerante do Leite, no dia 21 de novembro de 2017, em Frederico Westphalen, na região noroeste do Rio Grande do Sul. A proposta é avaliar as barreiras que precisam ser vencidas para uma efetiva inserção do Brasil no mercado mundial de lácteos. O encontro terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural das 9h às 12h, diretamente do Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus de Frederico Westphalen.

O fórum ao vivo será apresentado pelo jornalista Márcio Fernandes e dividido em dois painéis, com a participação de especialistas, empresários, autoridades e líderes do setor. A primeira parte enfocará o mercado externo de lácteos e as políticas públicas. O pesquisador João Cesar de Resende, da Embrapa Gado de Leite, apresentará dados de produtividade e de custos comparativos dessa atividade no Brasil e nos principais países produtores e exportadores.

A visão governamental ficará a cargo dos secretários adjuntos da Agricultura de dois Estados: André Petry, do Rio Grande do Sul, e Airton Spies, de Santa Catarina. Depois, dirigentes de entidades representativas do setor avaliarão os desafios dessa cadeia para que os produtos lácteos do Brasil tenham maior competitividade no mercado mundial.

A programação prossegue à tarde com oficinas técnicas, reunindo produtores rurais, empresários, especialistas, professores e estudantes. Ao se inscrever, cada  participante deve optar por uma das três oficinas, com enfoques em gestão e sucessão na produção de leite, nutrição animal e caminhos para a exportação.

As inscrições para o evento são gratuitas e limitadas, com acesso nos sites do Canal Rural , do Sindilat-RS e da URI- Frederico Westphalen .

Os painelistas responderão perguntas do público presente no Salão de Atos e dos que assistirem pelo Canal Rural (TV e internet)  e pelo YouTube .

A iniciativa é do Canal Rural, do  Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Estado do Rio Grande do Sul  (Fundesa), do Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat-RS), do Sistema Farsul - Federação da Agricultura do Estado (Farsul), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - governo federal e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS) - governo do Rio Grande do Sul.

A programação faz parte de uma série de eventos, iniciada em 2016, para debater os desafios da cadeia do leite por entidades do setor, em parceria com universidades e entidades regionais. Neste último trimestre, a comunidade de Frederico Westphalen e entidades da cadeia gaúcha do leite elegeram o mercado externo como tema para encerrar os debates itinerantes em um ano pontuado por grandes polêmicas sobre os impactos das importações de lácteos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário