quinta-feira, 26 de novembro de 2015

SAFRA Chuva atrasa plantio de soja e arroz no RS

Os sojicultores gaúchos estão preocupados com o excesso de chuva, que já prejudica o plantio no Estado. Segundo levantamento semanal da Emater, a semeadura está 20 pontos percentuais atrasada se comparada à média histórica para o período, que é de 52% da área. Os produtores já plantaram 32% dos 5,429 milhões de hectares previstos para esta safra.

A orientação do agrônomo Claudio Doro, gerente técnico da Emater, é "manter a calma para não fazer uma lavoura mal plantada". O produtor deve esperar o solo secar naturalmente, após um ou dois dias de sol, pois a umidade em excesso prejudica a germinação. O período recomendado para o plantio da soja, dentro do zoneamento, encerra- se entre 10 e 15 de dezembro.

Entretanto, o período preferencial vai até final de novembro.O grão semeado em dezembro já perde em produtividade a projeção da Emater é que a safra gaúcha de soja chegue a 15,201 milhões de toneladas. O presidente da Aprosoja, Décio Teixeira, teme mudanças no mercado. Isto porque as dificuldades no plantio poderão ocasionar impacto na produtividade, principalmente nas áreas mais baixas e mais úmidas. O dirigente recomenda que os produtores tentem implantar a soja dentro do período preferencial.

Nas lavouras de arroz, os produtores também estão na corrida contra o tempo para semear dentro do calendário, que na maioria das regiões produtoras se encerra neste mês.




Nenhum comentário:

Postar um comentário