quinta-feira, 14 de abril de 2016

Acidentes pelo caminho

O Brasil tem o maior número de fatalidades com tratores e implementos agrícolas no campo, a mesma máquina que facilita o trabalho do campo se tornou uma das causas mais freqüentes de acidentes e mortes no campo. Tratores e implementos agrícolas, quando utilizados sem a observação das normas de segurança, são a principal causa de fatalidades.
Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é líder em número de acidentes fatais com esses equipamentos no meio rural. São cerca de 3 mil mortes por ano no país. E a cada três acidentes ocorridos, um ocasiona a incapacidade permanente do trabalhador. Geralmente, o excesso de confiança, a imprudência e a falta de treinamento estão por trás das tragédia.
Na hora em que a máquina tomba, joga para fora o operador, que pode acabar embaixo do trator. A mecanização as lavouras tornou mais rápido e eficiente o trabalho de milhares de agricultores brasileiros.Hoje, tratores e colheitadeiras já vêm de fábrica com equipamentos de segurança capazes de reduzir acidentes e evitar fatalidades.
As máquinas evoluíram, mas a exigência de treinamento de quem vai operar e a fiscalização  normas não acompanharam.

Para evitar acidentes

Use equipamentos obrigatórios de proteção;
Confira o nível do óleo do motor; 
Verifique o terreno onde vai trabalhar;
Use sempre o cinto de segurança;
Nunca mexa nas engrenagens;
Não exceda a capacidade do equipamento;
Não permita o uso do veículo por pessoa não habilitada;

OBS: O trator não é meio de transporte para ir a bales ou cidades, use estritamente no trabalho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário