sexta-feira, 26 de maio de 2017

90 anos da Farsul


A Farsul completou 90 anos nesta quarta-feira. Primeira Federação de agricultura do Brasil, foi criada durante o 2º Congresso Rural em 24 de maio de 1927 para mobilizar os produtores rurais que sofriam com a escassez de crédito e falta de políticas voltadas à produção de charque no Estado. Ao completar 90 anos, a Federação reúne seus líderes, presidentes de sindicatos rurais, autoridades do estado e entidades ligadas ao agronegócio para comemorar as conquistas e lembrar que a união de forças continua a guiar a sua trajetória.
O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, destacou em almoço comemorativo, o apoio dos sindicatos rurais e sua participação na construção do plano estratégico para os próximos dez anos, que trará impactos significativos na atuação do Sistema Farsul. Durante dois dias, presidentes e representantes dos sindicatos de todo o Estado estiveram reunidos para avaliar as ações do passado, discutir as missões e valores do presente e sugerir prioridades para o futuro. A partir das sugestões, será elaborado o plano a ser seguido até os 35 anos do Senar-RS e o centenário da Farsul. “A união que conseguimos trazer ao segmento rural, tendo um discurso único entre os sindicatos, isso foi um aspecto fundamental que tem sido praticado nos últimos anos e é uma conquista da qual podemos nos orgulhar” comemora Sperotto.  
Durante os últimos 90 anos, não foram poucos os desafios enfrentados por produtores rurais que foram acolhidos pela Farsul. A primeira demanda ficou no passado e os desafios do meio rural se sofisticaram. A Federação esteve ao lado de agricultores quando os conflitos no campo se intensificaram nos anos 90, quando secas afetaram a produção nos anos 2000 e nos processos de endividamento que resultaram em renegociações de dívidas. Aliado a isso, a entidade acompanha o desenvolvimento tecnológico no campo e o Sistema Farsul, através do Senar-RS, promove a qualificação no meio rural através de cursos que vão de gestão à segurança e técnicas agrícolas. O trabalho culmina em números positivos na economia, mesmo durante épocas de crise econômica e política.  

Em seu discurso, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ernani Polo, ressaltou que a agropecuária foi o setor que mais sofreu transformações e se desenvolveu em termos de tecnologia e inovação nos últimos anos. Polo saudou o esforço dos produtores rurais que, aliados à Farsul e ao Senar-RS, têm sido responsáveis por bons resultados para a economia, também importantes para atender à crescente demanda mundial por alimentos. O sindicato Rural de Pelotas esteve presente;


Nenhum comentário:

Postar um comentário