quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Orientações sobre as melhores condições para aplicação de FOX® nas lavouras de soja

Diante do atual cenário climático em algumas regiões produtoras de soja do Rio Grande do Sul, na safra 2015/2016, é necessário ter atenção especial às recomendações para a aplicação de fungicidas nas lavouras de soja para que não ocorram efeitos inesperados como injúrias em parte das folhas das plantas.
Orientações gerais
A escassez de chuvas, as temperaturas elevadas durante o dia, noites quentes e radiação solar acima da média podem colocar as plantas sob condições de estresse hídrico e térmico. Diante disso, as plantas têm sua atividade fisiológica alterada em função da redução da disponibilidade de água nos tecidos foliares. Isso pode acarretar maior consumo de energia para manter a turgescência ou propiciar o crescimento de novas raízes para maior absorção de água do solo.
Analisando o cenário climático versus manejo correto de ferrugem da soja, é importante lembrar que a expressão da doença se dá pela combinação de três fatores: o ambiente, o patógeno e o hospedeiro, ou seja, para que tenhamos a evolução de uma doença é necessário que as condições ambientais estejam favoráveis, que haja a presença do patógeno na região e que o hospedeiro (plantas) esteja em condições fisiológicas normais para o patógeno se desenvolver e se multiplicar.
Sob condição de estresse, podem ocorrer variações na velocidade de absorção dos produtos pela folha, sendo necessário observar as características de cada produto para evitar injúrias nas plantas de soja.
As melhores ferramentas químicas devem ser empregadas quando houver o reestabelecimento das condições ideais para a propagação da doença: temperatura, umidade do ar e do solo adequados para o desenvolvimento da cultura e do patógeno, reestabelecendo o triângulo.
Reforçamos a importância das boas práticas agrícolas e de seguir rigorosamente as recomendações dos engenheiros agrônomos, principalmente no que se refere às aplicações de fungicidas na cultura soja:
Os produtores devem evitar as aplicações em condições climáticas adversas, buscando pulverizar sempre com: temperatura abaixo de 30ºC / velocidade do vento abaixo de 10 km/h / umidade relativa do ar acima de 55%.

A Bayer possui as soluções adequadas para os diferentes cenários, sempre com foco em aumentar e melhorar a produção dos nossos clientes. Para isso, consulte nosso time de campo para a orientação correta ou entre em contato com o Converse Bayer pelo 0800 11 55 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário