quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

PIB da agropecuária no RS teve crescimento

Dados divulgados, na coletiva de balanço do ano da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), confirma a agropecuária como o único setor da economia do Estado a registrar desempenho positivo em 2015.
A agropecuária foi o único setor no Brasil que fechou em alta em 2015, o produtor fez sua parte, os investimentos em tecnologia permitiram nos posicionarmos bem em um ano de crise, afirma o presidente do Sistema Farsul, Carlos Rivaci Sperotto.
No entanto, fatores climáticos indicam que o setor não conseguirá contribuir de positiva com o resultado do PIB do RS em 2016 e, assim como outros setores da economia, registrará queda.
Para 2016, a expectativa para o País se mantém negativa. O PIB do RS deverá cair 2,8% e o do Brasil, 2,6%. O setor de serviços deverá encolher em 2,67%, reflexo da queda da atividade econômica e do consumo das famílias, que estão sofrendo com uma inflação acima de 10%, fato que não ocorria desde 2002, impactando, ainda, na confiança no País. O mesmo sentimento é compartilhado pelos empresários, que não sentem segurança para investir. "É importante observar que a crise de 2015 não começou em 2015.
A economia está em trajetória decrescente desde 2011 e em 2014 já fechou próximo de zero", afirma o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário