segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Inca alerta para uso de Agrotóxico

A exposição prolongada a agrotóxico pode causar desde irritações na pele, vômitos e alergias a mal de Parkinson e câncer. Os dados alarmantes foram apresentados pela representante do Instituto Nacional de Câncer (Ibca), Márcia Sarpa, em audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O debate, solicitado pelo deputado Augusto Carvalho para discutir  os impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente, foi realizado o Dia Mundial de luta contra os Agrotóxicos, em memória da tragédia de Bhopal, na Índia, em 1984, quando houve um vazamento de cerca de 40 toneladas de gases letais de uma fábrica de agrotóxico, o desastre causou a morte de mais de sete mil pessoas.
Márcia Sarpa explicou que as baixas doses e as exposições múltiplas ás substâncias desregulam o sistema imunológico e são responsáveis por mutações no DNA que poem levar ao câncer.Segundo ela, acreditava-se que a maioria dos casos da doença era proveniente de fatores genéticos, mas hoje já se tem entendimento que 80% a 90% dos casos de câncer estão relacionados a fatores biológicos, físico e químicos.
O coordenador do Fórum Nacional de combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Pedro Luiz Gonçalves da Silva, acrescentou que a proposta de emenda á Constituição (PEC 491/10) que proíbe a criação de imposto incidente sobre insumos agrícolas é um retrocesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário