terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Salvação da Lavoura com os dias contados

Após o PIB agropecuário crescer 9,4% neste ano, 2016 será de retração, estima Farsul.

Único segmento da economia gaúcha que consegui crescer neste ano, a agropecuária não salvará o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado novamente em 2016. Com alta de 9,4% no PIB em 2015 quando a safra de grãos foi recorde no Rio Grande do Sul, o setor será impactado por custos maiores de produção e por variações climáticas trazidas pelo fenômeno El Niño.

Em 2016, a Federação da Agricultura do Estado (Farsul) estima que o PIB da agropecuária cairá 5,3% na comparação com este ano, considerado excepcional nas  lavouras gaúchas. Foram mais de 32 milhões de toneladas, com destaque para a produção histórica de soja superior a 15 milhões de toneladas.

A agropecuária impediu que a queda do PIB gaúcho fosse maior ou igual a do nacional -  avalia o economista-chefe do Sistema  Farsul, Antônio da Luz, citando as quedas de 8,9% no setor industrial e de 1,5 % nos serviços.

Enquanto o PIB brasileiro encolheu 3,49% no ano, a economia  gaúcha caiu 2,75%.Contribuição vinda do campo na mesma proporção não é esperada para 2016, quando a safra de grãos no Estado deverá ser 6% menor - mesmo assim acima de 30 milhões de toneladas. A produção mais baixa é  atribuída a problemas climáticos ocorridos logo na largada da safra, como o excesso de chuva nas lavouras de arroz.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário