terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Soja quase metade da Safra futura já está vendida

Negociação avançou mais do que em anos anteriores porque conversão cambial deixa o preço favorável


Motivados pela alta do dólar, que puxou o preço da soja em reais para cima, os produtores comercializarem antecipadamente quase metade da safra 2015/2016. Levantamento da consultoria Safras & Mercados indica que os sojicultores brasileiros já negociaram 46% da safra futura, estimada em 100,538 milhões toneladas. No ano passado, até 1˚ de dezembro, o índice era 24%. "O produtor aproveitou os bons preços e se protegeu um pouco para garantir seus custos", avalia o analista de mercado Farias Toigo.


O pico do preço foi em setembro, quando a saca chegou a R$ 86,00 no Porto de Rio Grande.

Hoje, está em R$ 78,00. A entrega do grão será em maio.


Os produtores gaúchos, que tradicionalmente negociam só mais tarde, já fizeram a venda antecipada de 36% da safra 2015/2016, estimada em 15,6 milhão de toneladas. O índice é bem superior aos 10% dessa época no ano passado. A dificuldade de crédito também está entre os fatores que estimularam a venda antecipada. Para o presidente da Aprosoja, Décio Teixeira, esta foi a saída que o produtor encontrou para enfrentar as dificuldades econômicas. "Essa inquietude na política vai trazer danos econômicos", avalia. Diante das incertezas, Teixeira aconselha os sojicultores a aguardarem a consolidação das lavouras para tomar uma decisão.


"Quem fechou mais cedo fez um bom negócio", comenta o presidente da Fecoagro, Paulo Pires.

Presidente da Comissão de Grãos da Farsul, Jorge Rodrigues acredita que o índice do Estado poderia ser maior nesta época, mas observa que os produtores ficaram cautelosos e seguraram "um pouco" as negociações porque houve casos de empresas compradoras com problemas financeiros durante o ano.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário