terça-feira, 24 de maio de 2016

Farsul comemora 89 anos

O Sindicato Rural de Pelotas esteve presente na comemoração dos 89 anos da instituição.
Evento ocorrido nesse sábado (21/5) na Casa Farsul no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, marcou as comemorações do aniversário de 89 anos da entidade. O presidente do Sistema Farsul, 

Carlos Sperotto, aproveitou o jantar, que contou com a participação de políticos, representantes de sindicatos e entidades rurais, autarquias e entidades de classe para anunciar novidades que marcarão a comemoração do aniversário de 90 anos em 2017. A principal delas será a ampliação da sede da Farsul e do Senar em Porto Alegre.

Sperotto também falou sobre outras iniciativas programadas, como um novo alinhamento estratégico, interiorização do Sistema Farsul, um rodeio sindical na Feira de Primavera em São Gabriel e atenção especial aos jovens com foco na sucessão de lideranças.

Em seu discurso, Sperotto recordou a história da Farsul e mencionou a criação da primeira entidade gaúcha de produtores rurais, em 1898, denominada Sociedade Agrícola Pastoril.

A Federação das Associações Rurais de RS nasceu em 24/5/27 a partir da fusão de associações originadas no RS.O primeiro presidente foi Borges de Medeiros, que destacou, em uma célebre frase que, "Unidos pela solidariedade, os produtores rurais seriam uma força invencível", contou Sperotto.

Momentos como o movimento contra as invasões de terra, endividamento agrícola e tratoraco e caminhonaço em Brasília foram lembrados por Sperotto como importantes ações da Farsul.

Conquistas como o estímulo e a defesa do uso da tecnologia no campo, como os transgênicos, também foram destacadas. "Vivenciamos a revolucão da produção agropecuária, primeiro a mecânica e depois a tecnológica. "Como resultado, temos a oportunidade de fazer cultivos múltiplos. A nossa produtividade soja hoje é maior do que a dos EUA, fruto dessa evolução" afirmou Sperotto.


Autoridades fizeram um pronunciamento de felicitação no evento. "Se não fosse a nossa agropecuária, teríamos uma crise ainda mais aprofunda. É no campo que está a força desse país", afirmou a senadora Ana Amélia.

O deputado Frederico Antunes, disse que "a Farsul representa 90 anos de um história marcada por conquistas e situações difíceis, mas todas encaradas com seriedade, bravura, e teimosia." 

Representando o governador do RS, José Ivo Sartori, o secretário da Agricultura, Ernani Polo, destacou que a Farsul merece todo o reconhecimento e agradecimento do governo. "Desde o início da nossa gestão, a Farsul esteve junto, nos bons e maus momentos", ressaltou.

O evento contou também com a presença dos deputados Jerônimo Goergen e Giovani Cherini, do desembargador Eduardo Delgado, representando o Tribunal de Justiça do Estado, presidente da Fetag , Carlos Joel da Silva, da Farmurs, Luiz Carlos Folador, diretores da Farsul, presidentes de sindicatos rurais, dirigente da Agert, Rede Pampa e Correio do Povo, imprensa e colaboradores do Sistema Farsul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário