segunda-feira, 16 de maio de 2016

Leite produção cai e preço sobe


A captação de leite no campo teve a maior queda em nove anos. Com a redução da oferta, o preço para o produtor teve a alta mais intensa em seis anos. A pesquisa é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade Estadual de SP (USP).

De fevereiro para março, o índice de Captação de Leite do Cepea caiu 7,35%. Foi o início do período de entressafra. 0 preço pago ao produtor aumentou 5,86% no mês passado.

Além do período de entressafra, muitos produtores já estavam adiantando a secagem das vacas em meses anteriores, o que limitou ainda mais a oferta de leite em março. Entre os estados acompanhados na pesquisa, Minas Gerais registrou a maior queda na captação, de 8,8%, seguido por Goiás (8,36%), Paraná (7,66%), São Paulo (7,43%), Bahia (6,25%), Rio Grande do Sul (5,45%) e Santa Catarina (4,75%). E o que aponta a análise do Cepea.

Em menos de dois meses, o preço do litro de leite longa vida subiu quase 15% no Rio Grande do Sul. Pesquisa da Associação Gaúcha de Supermercados aponta preço médio de R$ 2,65. A oferta de leite no campo deve seguir restrita e, portanto, puxando preços para cima. Há quem identifique, no entanto, dificuldade para as indústrias repassarem o aumento da matéria-prima para o consumidor final, pelo baixo poder de compra deste período de crise econômica.

Fonte: Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário