terça-feira, 3 de maio de 2016

Inscrição do CAR em ritmo acelerado

Sistema tem recebido 9 mil cadastros por dia na última semana do prazo, que termina quinta-feira

O número de inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR) feitas pelos agricultores gaúchos deu um salto nos últimos dias. Segundo a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Estado já conta com 327 mil imóveis cadastrados, oque corresponde acerca de 68% do total.

Há duas semanas, esse número era de 246 mil. Nos últimos dez dias, o ritmo foi de 9 mil inscrições por dia. Há um ano, quando o CAR foi prorrogado, era de cerca de 20 por dia.

O crescimento expressivo de inscrições na reta final - o prazo termina quinta-feira - levou o governo do Estado a sugerir medidas para evitar um colapso no sistema. A secretária-adjunta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Patrícia Möllmann, diz que é recomendado que os produtores busquem horários alternativos para preencher o cadastro, evitando o horário comercial. Mesmo para quem tem dúvidas, o mais importante, segundo Maria Patrícia, é não perder o prazo. "O produtor pode enviar o cadastro e depois retificá-lo, sem custo, assim como o Imposto de Renda", explica.

Outra dúvida dos agricultores é com relação ao recibo. A secretária-adjunta explica que, como o recibo é emitido em Brasília, pode levar até 48 horas para que apareça na central de comunicação. Mesmo assim, o cadastro já está feito após a confirmação de envio. Um fator que chama a atenção, conforme Maria Patrícia, é que as pequenas propriedades estão à frente das grandes em porcentual de cadastros até o momento.

Autor de uma emenda que estende o prazo do CAR para 31 de dezembro de 2017, o deputado Luis Carlos Heinze afirma que o texto já está pronto para ser votado no plenário da Câmara. "Já poderia ter sido votado, só que tem duas medidas provisórias na frente", afirma. No entanto, após ser apreciado pelos deputados, o texto ainda deverá passar pelo Senado e seguir para a sanção presidencial.

Fonte: Correio do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário